Código: | MP1C20004 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DE1C2 | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
|
||||||||||||||||||||||||||
Responsável: |
Ana Maria Dias Roque Lemos Boavida |
||||||||||||||||||||||||||
Corpo docente: |
Filipe Manuel Carapeto Fialho Helena Maria Espada Simões Maria de Fátima Pista Calado Mendes Maria Fernanda Ribeiro Botelho de Sousa |
Português
A Unidade Curricular (UC) Didáticas Específicas do 1º Ciclo II dá continuidade à UC Didáticas Específicas do 1º Ciclo I e, por isso, baseia-se nos mesmos pressupostos e é norteada por princípios orientadores idênticos. O seu principal propósito é possibilitar o enriquecimento da formação do futuro professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, através da reflexão, discussão e problematização de temas e questões fundamentais ao nível das didáticas de áreas disciplinares deste Ciclo de ensino. Neste âmbito, dar-se-á um relevo especial às aprendizagens relativas aos 3º. e 4º. anos de escolaridade.
O programa desta UC estrutura-se em torno do tema “A aula do 1.º Ciclo” onde se consideram vários subtemas. A natureza quer do tema, quer dos subtemas é transversal, no sentido em que não tem um vínculo direto com nenhum tópico disciplinar particular. Esta opção decorre de se pretender proporcionar, aos futuros docentes, uma formação que lhes permita analisar e interpretar, de uma forma holística, a prática profissional do professor, nomeadamente as situações educativas no âmbito do processo de ensino e aprendizagem no 1.º Ciclo.
A lecionação desta UC é assegurada por uma equipa de docentes de várias áreas científicas: Português, Matemática, Ciências Naturais e Expressões. Cada área científica terá um espaço de intervenção próprio. No entanto, globalmente, existe uma forte articulação ao nível dos objetivos gerais de cada uma destas áreas. Assim, para o desenvolvimento do trabalho relativo aos vários subtemas do programa contribuem todas as didáticas específicas das áreas científicas, pelo que cada subtema reflete e integra o conhecimento relativo a cada uma.
Conteúdos:
Tema: A aula do 1.º Ciclo.
Subtemas:
- as tarefas de aprendizagem;
- comunicação/discurso na aula do 1.º ciclo;
- materiais curriculares e não curriculares;
- a tecnologia na aula do 1.º Ciclo.
O tema e os subtemas focam-se em problemáticas que se colocam nas aulas de 3.º e 4.º anos de escolaridade. Especificam-se, em seguida, os conteúdos da UC.
3.1. As tarefas de aprendizagem: conteúdos, organização e natureza.
3.1.1. Estudo do Meio
Desenvolvimento das perspectivas de ensino e de aprendizagem do Estudo do Meio:
A. Temas e estratégias integradoras para o Estudo do Meio:
A.1- Educação ambiental: conceitos e instrumentos de investigação e análise das inter-relações dos ambientes naturais e sociais;
A.2- Educação para o desenvolvimento sustentável: conceitos e elaboração de actividades investigativas sobre a sustentabilidade na Terra;
A.3- Actividades promotoras da intervenção crítica no Meio natural e social.
B. Análise e concepção de actividades potenciadoras da integração de conteúdos e processos de trabalho no ensino e aprendizagem sobre o Meio.
C. A avaliação das aprendizagens na área do Estudo do Meio: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.
3.1.2. Expressões
Expressões artísticas
As expressões artísticas (dramática; musical; plástica) no 1º Ciclo do Ensino Básico: dialogicidade entre expressão, comunicação, performance e literacia.
A. Exploração e mobilização pedagógica das potencialidades do corpo, da voz, do meio envolvente, das obras artísticas como recursos expressivos, comunicativos, interpretativos, educativos e artísticos;
B. Definição e selecção da(s) intencionalidade(s) educativa(s): as dimensões lúdica, pessoal, social, cultural, artística, informal, formal, livre, orientada, específica, integrada e global;
C. Concepção e adaptação de trajectórias de aprendizagem com recurso à aplicação prática dos saberes inerentes às literacias artísticas e ao desenvolvimento humano nos domínios dramático, musical, plástico;
D. Organização e exploração fundamentada de situações, percursos e propostas de aprendizagem diversificadas tanto específicas como integradas: planificação/preparação, desenvolvimento/dinamização e avaliação formativa.
Expressão Físico-motora
A aprendizagem das tarefas de Ginástica, Jogos pré desportivos e Patinagem:
A. Seleção de atividades, e matérias adequadas ao nível de desenvolvimento motor e ao bloco de matéria.
B. A intervenção pedagógica como elemento potenciador das aprendizagens. O que fazer, como fazer e quando fazer em expressão físico motora.
C. A avaliação das aprendizagens: análise de formas e construção de instrumentos de avaliação.
3.1.3. Língua Portuguesa
Domínio escrito: A aprendizagem da leitura e da escrita
A. O ensino da escrita
A.1. A Dimensão gráfica da escrita: conceptualizações sobre a linguagem escrita - funcionalidade, aspetos figurativos e conceptuais.
A.2. Dimensão textual: princípios orientadores e estratégias de desenvolvimento
A.2.1. Complexidade do processo de escrita: ciclo e componentes da produção textual – planificação, textualização, revisão e edição
A.3. Consciência linguística e desenvolvimento da escrita.
A.4. Dimensão ortográfica - O erro: contextos, tipologias e atitudes.
A.5. Contextos, estratégias e atividades potenciadoras do desenvolvimento da linguagem escrita.
B. A avaliação da escrita.
3.1.4. Matemática
Desenvolvimento do sentido de número, do sentido espacial e do pensamento algébrico nos 3º e 4º anos de escolaridade
A. Tarefas matematicamente poderosas para a aprendizagem e sua sequência
A.1. A aprendizagem das operações aritméticas: cálculo mental e algoritmos
A.2. Dos números naturais aos números racionais não negativos
A.3. Pensamento relacional e pensamento funcional
A.4. A visualização e o raciocínio espacial na compreensão de relações geométricas e de características e propriedades de figuras bi e tridimensionais.
B Diferentes formas de
Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)
Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)
Ver programa da unidade curricular (pasta conteúdos)
|